Ford Galaxie: a minha relação com esse clássico

Esse carro foi fabricado no Brasil entre os anos de 1967-1983. Era um verdadeiro luxo. Os bancos pareciam um sofá. A suspensão era extremamente macia. Os acabamentos eram primorosos. Havia uma grande quantidade de cromados. O painel de instrumentos era bem avançado para aquela época; o velocímetro ficava na horizontal, diferentemente dos outros carros. O rádio era integrado ao painel. O maior requinte, na minha opinião, era a manivela que abria e fechava o quebra-vento, sem similar em outros modelos nacionais. O Galaxie foi fábricado em três versões: o Galaxie 500, o LTD e o Landau, sendo o primeiro o mais despojado (mas não menos luxuoso) e o último, o mais completo deles, com uma janela espia menor na traseira.
Galaxies que marcaram a minha infância e adolescência
Meu pai teve dois exemplares. Não eram zero-quilômetro, mas estavam em ótimo estado de conservação, quando os adiquiriu. O primeiro foi um Galaxie LTD 1969 azul metálico com capota de vinil – na época ainda não havia sido criada a versão Landau. O carro era um espetáculo e levava seis pessoas com muito conforto.
Galaxie LTD 1969
Em 1969, foi lançada a versão LTD do Galaxie, mais luxuosa, com acabamento do painel e das portas melhorado, teto em vinil, ar condicionado e câmbio automático opcional (hidramático, como chamado na época). O LTD foi o primeiro carro brasileiro a ter câmbio automático e o segundo a ter ar condicionado e foi responsável por popularizar esses itens no país. A versão era equipada com um novo motor, o 292 V8, que já vinha equipando as últimas versões de 1968. Este motor era o 272 redimensionado. Com 4.8 litros (4.785 cm³), rendia 190 hp brutos. Com o 292, o Galaxie 500 de 1970 alcançava 160 km/h e fazia 0–100 km/h em 13 segundos. O LTD, no entanto, era mais lento, devido ao câmbio automático, que ainda privilegiava a maciez e ao peso bem mais alto. Sua velocidade máxima aproximava-se dos 150 km/h e sua aceleração de 0 a 100 km/h era realizada em cerca de 15 segundos. A partir de 1970 esse motor seria montado em toda a série Galaxie. Os motores Y-block 272 e 292 eram famosos pelo altíssimo torque e pela alta resistência.
Galaxie Landau 1974
Meu pai trocou o LTD 1969 por um Landau 1974, na cor dourado metálico. O Landau era a versão mais luxuosa da linha. O carro não contava com ar condicionado e nem câmbio automático, mas a direção hidráulica era extremamente macia. Virava-se o volante com apenas um dedo.
A partir de 1973, o Galaxie recebeu algumas modificações importantes: ganhou novo capô, nova grade, teve a traseira redesenhada (e mais uma vez ganhou novas lanternas), novas calotas, frisos redesenhados e uma maior diversidade de cores. Em 1974 e 1975 não houve maiores mudanças.
Esses carros infelizmente perderam muito valor naquela época devido à crise do petróleo. Muitos já procuravam por carros mais econômicos. Hoje, um exemplar de um Galaxie em ótimas condições não fica abaixo de R$ 100.000,00, e cada vez mais se valorizam.
Fonte de pesquisa: Wikipedia